O que é? De onde veio? Como se comporta?
Patchwork é mesmo uma técnica que desperta a nossa curiosidade, ou seriam muitas técnicas debaixo deste mesmo guardo chuva? Acredito que sim, pois inúmeras possibilidades nesta arte de encantar com o olhar e trazer aconchego em peças para nossa casa – mantas, almofadas, colchas, jogos americanos, painéis,…
Trazendo para o nosso bom português: trabalho feito com retalhos! Transformar retalhos em trabalhos que nos representam algo, que trazem significados pra gente.
Gosto muito de saber como algo se tornou o que hoje, por quais transformações passou até os nossos dias… isto me ajuda a pensar nos processos, como as coisas funcionam e como usar tais coisas. Você também tem este tipo de curiosidade?
Patchwork é meu hobby e também meu trabalho, por estar às voltas com tecidos, linhas e máquina praticamente todos os dias, foi me dando aquele comichão pra saber um pouco mais de sua história, trouxe pra cá algumas das descobertas sobre este universo maravilhoso.
Há registros do Egito antigo com peças feitas da união de tecidos costuradas à mão, que podem indicar aí seu surgimento, com os primeiros acolchoados. Estas técnicas viajaram para a Europa, chegando à Alemanha e depois à Inglaterra, eram costurados medalhões centrais ou tecidos inteiros com bordas, permitindo um aproveitamento total dos tecidos. Lembrando, se hoje valem um belo investimento, naquela época eram ainda raros.
Com os colonizadores, o patchwork chega à América, onde se transformou, ganhou técnicas de corte, costura e design, que foram difundidas e espalhadas pelo mundo. As quilters estadunidenses são experts em desenvolver ferramentas que facilitam nosso processo de criação e produção, existem hoje uma gama incrível de cortadores, réguas, máquinas e linhas para deixarem os trabalhos ainda mais interessantes.
Aqui no Brasil, temos muitas artistas produzindo trabalhos encantadores em patchwork e que também desenvolvem ferramentas, cursos e projetos. A nossa produção nacional ganha ainda mais presença neste universo.
Você conhece alguma curiosidade sobre o patchwork? Como ele é aí onde você mora? Logo aqui abaixo tem um espaço pra você comentar.
Com carinho,
Renata.
⠀
Quer aprender patchwork, clica aqui e tenha acesso a uma playlist completa de vídeos descomplicados pra você produzir seus próprios blocos em patchwork